Regulamento

 

Você pode ver o regulamento da gincana COMPLETO ABAIXO

ou se preferir, clique aqui para baixar o arquivo e ler a qualquer momento eu seu computador (50 kb)

 

GINCANA ACADÊMICA, CULTURAL E RECREATIVA DA “EE MONSENHOR GONÇALVES”


REGULAMENTO GERAL 

 

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

1.1 - Este Regulamento dispõe sobre a organização da GINCANA da “EE monsenhor Gonçalves” e foi elaborado pela Comissão Organizadora, especialmente instituída pela direção da escola. O mesmo terá uma via afixada no mural da escola e uma via será entregue a cada coordenador representante da equipe participante. 

1.2 - Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento, estará sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes.

1.3 - É de responsabilidade do Coordenador da equipe a ampla divulgação junto aos integrantes da mesma. 

1.4 - É de responsabilidade dos integrantes das equipes verificarem as instruções e comunicados que será afixado no mural todo o primeiro dia útil de cada mês, contendo as atividades, pontuação e prazos para cumprimento das tarefas da gincana, pois o mural será o canal oficial de comunicação entre a coordenação e equipes.

1. 5 – Fica instituído que a partir de 15/03/2011, os integrantes da Comissão Organizadora (C.O.) da Gincana Acadêmica, Cultural e Recreativa da “EE Monsenhor Gonçalves”, comissão soberana para interferir e decidir qualquer problema que venha ocorrer no transcurso da gincana, será formada por 9 (nove) membros.

1.5.1 – A Comissão Organizadora terá poder de decisão de caráter soberano e irrevogável.

1.6 – Fica estabelecido que o horário referente a gincana, será o controlado pelo relógio oficial da escola.

1.7 – Cada equipe deverá escolher dois representantes para exercerem a função fixo. Um deles deverá permanecer sempre na escola ou em outro lugar determinado pela Comissão Organizadora.

1.8 - O fixo receberá da Comissão Organizadora as provas surpresa lançada durante a Gincana.

1.9 – O não comparecimento do fixo no momento e local solicitado pela Comissão Organizadora acarretara na perda de pontos correspondente ao total máximo em disputa para a equipe faltosa.

1.10 – Cada prova terá seu regulamento específico, e obedecerá a um código de acordo com a tabela abaixo:

 

 

 

 

1.11 - Em todas as tarefas que envolverem produção textual será observado o bom uso do registro formal da escrita da Língua Portuguesa. 

1.12 – Fica estabelecido que todos os participantes das equipes que compõem a Gincana Acadêmica, Cultural e Recreativa da “EE Monsenhor Gonçalves” estão de acordo e conhecem este regulamento.

1.12 - Eventuais omissões deste Regulamento serão sanadas pela Comissão Organizadora. 

 

 

2. DA PARTICIPAÇÃO 

 

2.1 - As equipes da gincana serão compostas por estudantes do Ensino Médio e seus respectivos pais ou responsáveis. 

2.2 – Nas provas onde se exige a formação de um grupo ou pessoas que represente a equipe, os demais participantes só poderão participar como torcedores ou quando solicitados para a realização de alguma prova, sob pena de perda de pontos para a equipe transgressora, correspondente ao valor máximo em disputa.

2.3 – Cada equipe deverá organizar os seus componentes afins para que façam uma torcida criativa, animada e organizada, pois estes critérios fazem parte do “espírito gincaneiro” e estarão em julgamento pela Comissão Organizadora durante todo o período em que durar a gincana.

2.3.1 – A equipes, seus participantes e torcidas devem respeitar os integrantes da Comissão Organizadora e das demais equipes, sob penalidade da perda do total de pontos disputados na referida prova.

2.3.2 - A equipes, seus participantes e torcidas deverão silenciar-se quando a pedido da Comissão Organizadora, sob penalidade da perda do total de pontos disputados na referida prova.

2.4 – É permitido às torcidas das equipes:

2.4.1 – Utilizar-se do seu “grito de guerra”.

2.4.2 – Confeccionar faixas, cartazes e camisetas com o nome da escola, do evento e da equipe desde que respeitados às normas deste regulamento e aprovadas pela Comissão Organizadora. 

 

 

3. DOS OBJETIVOS DA GINCANA 

 

A gincana procura atender aos seguintes objetivos: 

 

 

3.1 – OBJETIVO GERAL: 

 

3.1.1 – Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a transcender.

 

3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

3.2.1 - Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade, oportunizando a integração escola, família e comunidade. 

3.2.2 - Exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente, praticar a reutilização de materiais. 

3.2.3 - Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão. 

3.2.4 - Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários. 

3.2.5 - Desenvolver a imaginação criadora, desenvolvendo diversas formas de leitura e vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito. 

3.2.6 - Exercitar o espírito de liderança e motivação. 

  

4. DAS DIMENSÕES E DAS TAREFAS DA GINCANA 

 

A Gincana da “EE Monsenhor Gonçalves” abrangerá quatro dimensões:

4.1 - Aprender a transcender.

4.2 - Cuidar da vida do planeta: você também é responsável.

4.3 - Solidariedade.

4.4 - Espírito competitivo.

  

5. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS 

 5.1 - A gincana será executada no período de março a agosto de 2011.

5.2 – As provas acontecerão em sua maioria nas dependências da EE Monsenhor Gonçalves, porém algumas provas que envolvam a comunidade escolar poderão ser realizadas fora do ambiente escolar.

 

 6. DA PONTUAÇÃO  

A Comissão Organizadora da gincana não se contentará com o simples cumprimento das tarefas, mas também avaliará a qualidade e o esforço dispensados para sua realização, com simplicidade, respeito e criatividade. Para que se leve em conta essas condições, em algumas tarefas não serão atribuídos pontos fixos, mas sim um máximo que pode ou não ser atingido, de acordo com a forma que a equipe trabalhou. 

6.1 - Haverá dois critérios de pontuação durante a gincana: 

Participação: 10 pontos (referente às tarefas que foram cumpridas no tempo determinado) 

Classificação: 

1º lugar  – 50 pontos,

2º lugar – 30 pontos,

3º lugar – 20 pontos,

4º lugar – 10 pontos. 

6.2 - As parciais poderão ser divulgadas pela comissão organizadora ao final de cada dia ou tarefa cumprida no mural da escola.

6.3 - Em caso de empate entre duas ou mais equipes no critério Classificação, todas receberão a mesma pontuação na colocação que estiverem empatadas. 

6.4 - Em caso de empate na classificação final da gincana, serão seguidos os seguintes critérios: 

1º- Maior número de primeiros lugares no critério Classificação.

2º- Maior número de segundos lugares no critério Classificação, e assim sucessivamente.

3º- Persistindo o empate será realizada uma tarefa extra para decidir a equipe campeã.

6.5 - Qualquer recurso junto à organização só poderá ser encaminhando por escrito, pelos coordenadores das equipes. Não caberá recurso implantado por terceiros. 

6.6 - Para a avaliação do desempenho geral das equipes durante toda a gincana a Comissão Organizadora analisará, além das tarefas, os itens que constam do objetivo geral e dos objetivos específicos.

  

7. DA EXECUÇÃO E CRONOMETRAGEM DAS TAREFAS 

 

7.1 - Se for o caso, a coordenação de cada equipe deve confirmar junto à Comissão Organizadora a inscrição dos seus membros para a respectiva tarefa. 

7.2 - O acompanhamento da execução das tarefas-surpresa, relâmpago e suplementares, bem como a avaliação da execução da tarefa e a atribuição dos pontos, estará sob responsabilidade da Comissão Organizadora.

7.3 – Fica estabelecido que o relógio digital que marca horário oficial da escola para a troca de aulas, como o relógio oficial da gincana. 

 8. DA ATRIBUIÇÃO DE NOTAS, APURAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DOS RESULTADOS. 

 8.1 - A Equipe vencedora será aquela que somar o maior número de pontos nas atividades e/ou tarefas, 8.2 – A equipes serão classificadas respectivamente em 1º, 2º, 3º e 4º lugares. 

8.2 - A divulgação do resultado final com a respectiva pontuação e classificação das equipes participantes ocorrerão no dia do encerramento da gincana e publicado no mural da escola. 

 

9. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES 

 9.1 - As equipes participantes receberão troféus de acordo com a respectiva classificação.

9.2 - No caso da equipe vencedora confeccionar camiseta específica para a gincana com identificação da escola e do evento, a mesma ganhara o direito usá-la às 6ªs  feiras na escola até o final do ano letivo.

9.3 – Não haverá premiação em dinheiro para nenhuma equipe.

 

10. DA COMISSÃO ORGANIZADORA 

10.1 - Compõem a Comissão Organizadora, os seguintes professores conforme tabela abaixo: 

 
10.2 - São atribuições da Comissão Organizadora: 
• Preparar o Regulamento; 
• Preparar as tarefas (normais, surpresa, relâmpago, suplementares e especiais) da gincana.
• Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da Escola.
• Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento.
• Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.
• Estabelecer horários relacionados à execução da gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes. 
• Sortear assuntos das tarefas que exijam esse tratamento.
• Atribuir notas às tarefas normais.
• Retirar pontos das equipes por qualquer infração no regulamento.
10.3 – Toda reclamação sobre a legitimidade de qualquer prova da gincana, deverá ser digitado em papel sulfite, relatando o incidente ocorrido e constando o nome da equipe protestante e assinatura de um de seus representantes oficiais (coordenador ou suplente). Posteriormente a Comissão Organizadora divulgara o parecer, que será afixado no mural para ciência de todos.
10.4 – A Comissão Organizadora só aceitará discutir ou mesmo reunir-se com os coordenadores e suplentes de cada equipe, e em local determinado pela Comissão Organizadora.
 
 
11. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES 
 
11.1 - Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.
11.2 - Estar ciente de que só será permitida a entrada no local de execução das tarefas, quando for o caso, das seguintes pessoas: 
• Coordenador da equipe; 
• Executores das Tarefas. 
11.3 - Somente o Coordenador da equipe terá acesso à Comissão Organizadora, para dirimir dúvidas e apresentar recursos, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes. 
 
 
12. DAS PENALIDADES 
 
12.1 - As equipes poderão perder pontos no caso de: 
• Ultrapassar o limite para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes a mesma. 
• Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora). 
• Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa. 
• Pichar ou riscar muros e instalações do local de realização da gincana, sujar ou estragar móveis, etc: desclassificação sumária (decisão irrecorrível). 
• Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem da escola ou à boa imagem do evento como um todo: desclassificação sumária (decisão irrecorrível). 
 
 
13. DOS CASOS OMISSOS NO REGULAMENTO 
 
13.1 – A comissão julgadora, devidamente assessorada pela comissão organizadora, decidirá os casos omissos por este regulamento, quando provocado por recursos escritos ou observados pela comissão organizadora. 
 
 
 

 

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis Webnode